Festival Gastronômico de São Vicente começa nesta quarta-feira (1°)

São 18 opções de pratos que servem duas ou quatro pessoas. Festival segue até o final de maio 

Começa nesta quarta-feira (1º) a 6ª edição do Festival Gastronômico de São Vicente. Dezoito estabelecimentos participam do evento, que reúne variedades de sabores da gastronomia vicentina, e que é promovido pela Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com a Comissão Gastronômica do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). 

O Festival Gastronômico tem como meta valorizar a culinária local, movimentar o comércio e promover o entretenimento mútuo para vicentinos e turistas. O evento abre espaço para que restaurantes, quiosques, botecos e pizzarias possam divulgar uma receita inovadora ou o “carro-chefe” do lugar.

Os estabelecimentos foram divididos em duas categorias, cujas receitas terão valores diferenciados. Os restaurantes inscritos no Festival apresentam uma refeição completa, individual ou para duas pessoas. Ficou estabelecido um valor único de R$ 79,90 para as refeições, que contém o prato de entrada, o prato principal e a sobremesa.

Os quiosques, pizzarias e botecos, por sua vez, inscreveram receitas criadas especialmente para o Festival, que não fazem parte do cardápio do estabelecimento. Após o evento, os pratos poderão ser incorporados ao cardápio. O valor cobrado nessa categoria é de R$ 49,90. Os pratos e petiscos inscritos têm uma relação cultural gastronômica com a Região, e trazem um valor histórico ou turístico.

Confira os pratos dos estabelecimentos participantes:

·        Bar do Sargento (Avenida Dr. Eduardo Dias Coelho, 278 – Náutica III)
Linguado ao leite coco, acompanha arroz branco. Serve duas pessoas

·        Pedra Baiana (Praça Primeiro de Maio, 26 – Jardim Independência)
Virado à Paulista (contrafilé, lombo suíno, calabresa, fatias de bacon, ovos, banana à milanesa, acompanha arroz, tutu de feijão e couve à mineira). Serve quatro pessoas.

·        Atibaia by Mary Bistrô e Petiscaria (Rua Pedro Álvares Cabral, 7 – Vila Valença)
Tainha espalmada (acompanha batata sauté, farofa de camarão, arroz à grega, purê de batatas, salada e molho). Serve duas pessoas. 

·        Boteco Zero Grau (Praça Heróis de 32, loja 4 – Gonzaguinha)
Entrada: bolinho de bacalhau; prato: picanha grelhada, feijão tropeiro, pimenta biquinho e arroz; sobremesa: taça simples de sorvete. Serve duas pessoas.

·        Café do Barão (Rua Frei Gaspar, 280 – Centro)
Caldo de Peixe com batata; sobremesa: sorvete de banana com canela e mel. Serve duas pessoas.

·        Restaurante Deck Praia (Rua Onze de Junho, 40 – Boa Vista)
Filé Monte Carlo (mignon grelhado com molho branco, coberto com presunto e muçarela, acompanha arroz e batata rústica. Entrada: bruschettas de tomates; sobremesa: mousse de maracujá. Serve duas pessoas.

·        Dina Comidas Típicas (Praça 22 de Janeiro, s/nº – Centro)
Barca Baiana (acarajé, vatapá, caruru, vinagrete, arroz e camarão; sobremesa: tapioca de coco com leite condensado. Serve duas pessoas.

·        Buteco do Chef (Rua Messia Assú, 283 – Boa Vista)
Coisa di Deus (iscas de pernil com vinagrete de pimenta biquinho, servidos na chapa com pães de alho e queijo). Serve três pessoas.

·        Restaurante e Pizzaria Policarpo (Avenida Presidente Wilson, 1091 –Gonzaguinha)
Pizza Filé Mignon (muçarela, filé mignon, palmito, bacon e alho). Serve duas pessoas.

·        Quiosque da Cris (Avenida Ayrton Senna da Silva, 1 B – Itararé)
A Toca do Siri (banana da terra recheada com carne de siri temperada e empanada, com delicado creme de banana e condimentos. Serve duas pessoas.

·        Marina Dona Rosa (Avenida Tupiniquins, 1410 – Japuí)
Belle Mounier (entrada: salada caeser; prato: filé de pescada grelhado, com camarão, champignon, alcaparras e pimentões coloridos puxados na manteiga. Acompanha arroz à grega, e batata sauté. Sobremesa: sorvete de creme com cobertura de chocolate. Serve duas pessoas.

·        Enjoy Temakeria/Camps Gastronomia (Avenida Presidente Wilson, 401 A – Itararé)
Risoto de siri e palmito pupunha e peixe perna de moça crocante na farinha de milho com molho amalfitana. Entrada: mini pastel recheado de peixe espada e bacon defumado. Sobremesa: tartar de banana sobre creme de queijo frescal com farofa de suspiro e gengibre. Serve duas pessoas. 

·        AL Salam Empório Árabe (Avenida Prefeito José Monteiro, 572 – Jardim Independência)
Kafta (arroz marroquino acompanhado de kafta assada temperada com especiarias árabes. Entrada: babaganoush, coalhada seca e homus com pão sírio; sobremesa: ataif de castanha.

·        Sushi Garden (Avenida Newton Prado, Morro dos Barbosas, 271)
Festival Akaidô (sunomomo, salada nagashi, koroke, guioza, harumaki, shimeji, hot holl, robata de carne com queijo coalho, teppanyjaki de salmão com legumes ou yakissoba, sashimis de salmão, uramaki tokuyô, sokemaki). Serve duas pessoas. 

·        Luli Bar, Restaurante e Buffet (Avenida Saturnino de Brito, 1289 – Parque Prainha)
Filé de Peixe à Calunga (filé de Saint Peter, empanado ao molho vermelho com camarão e palmito pupunha, arroz de coco e brócolis à sauté. Sobremesa: banana da terra frita com açúcar e canela. Serve duas pessoas.

·        The Family Vintage Bar (Avenida Marechal Deodoro, 1047 – Vila Valença)
Linguiça artesanal recheada com provolone (servida no réchaud, com azeitona, tomate seco e onion rings. Acompanha pão, vinagrete e farofa. Serve duas pessoas.

·        Restaurante Gáudio (Rua Frei Gaspar, 1 – Gonzaguinha)
Linguado Grelhado, ao creme de camarão ao molho branco e vermelho, gratinado com muçarela. Acompanha arroz branco. Entrada: casquinha de siri; sobremesa: pudim de leite condensado. Serve duas pessoas.

·        Restaurante Ti Maria (Avenida Antonio Rodrigues, 436 – Centro)
Meca à Moda do Chef, grelhada com molho de alcaparras, azeitonas e champignon. Acompanha arroz com brócolis e batata sauté. Entrada: patê de atum com torradas; sobremesa: mousse de chocolate. Serve duas pessoas.

O Festival Gastronômico segue até o último dia de maio (31) e é uma excelente oportunidade para conhecer novos lugares e opções diferenciadas de sabores. | Fonte: PMSV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!