Ciclone extratropical deve trazer ressaca à região nesse final de semana

ALERTA –  Um ciclone extratropcial deve atingir a região neste final de semana. No domingo (28), a previsão é que o mar comece a ficar agitado na madrugada e no período da manhã as ondas podem ultrapassar 2,0 metros na região da Baía de Santos.

Ainda no domingo, a maré poderá ultrapassar 1,6 m por volta das 5h e das 16h, representando um aumento de 50cm em relação a tábua de marés. Já na madrugada de segunda-feira (29), a maré também poderá ultrapassar 1,6m. No interior do estuário, esse aumento será ainda maior, a previsão é que o nível do mar ultrapasse 1,75m, representando aumento de 65cm em relação à tábua de marés.

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de atenção devido à previsão de ondas acima de 2,0 metros.

Se a previsão se mantiver, apesar da direção preferencial das ondas de sulsudoeste, não são esperados impactos significativos oriundos da agitação marítima nas estruturas urbanas devido à intensidade das ondas. No entanto, devido ao nível do mar elevado, podem ocorrer alagamentos.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões e das condições do mar nos próximos dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *